Nesta última sexta-feira (24), às 10h, em Pinheiros/SP, na Fundacentro, foi realizado o seminário “Debate Atuais Sobre a Mulher no Mundo do Trabalho”. O evento, que ocorreu de forma online e presencial, contou com três palestras, sendo a primeira com a sra Lívia Ferreira, auditora fiscal do trabalho, que apresentou o tema “divisão sexual do trabalho e o repasse do cuidado às mulheres economicamente favorecidas”. Em suas falas ela destacou os muitos casos de mulheres são submetidas a trabalho escravo e como tem sido sua atuação em prol do combate a esta prática e sobre o déficit de profissionais atuando na área da auditoria e de como seria importante a abertura de mais vagas.
Já como segunda palestrante o evento contou com a presença da sra Luciana Baruki, que atua também como auditora fiscal do trabalho, e apresentou o tema “assédio sexual: perigo ou risco psicossocial no ambiente trabalho?”. A sra Luciana apresentou a triste realidade onde mulheres que são assediadas no ambiente de trabalho frequentemente são ainda mais oprimidas e muitas vezes demitidas, e, por conta de vários fatores, os assediadores acabam saindo impunes na maior parte das vezes.
Encerrando as palestras tivemos a Dra. Maria Maeno, que atua como médica e pesquisadora da Fundacentro, apresentando o tema “saúde da mulher e caminhos para efetivar a sua proteção do trabalho”. Ela destacou em suas falas que, segundo dados apresentados por pesquisas, tem crescido de forma preocupante a quantidade de mulheres que são acometidas por doenças ligadas as atividades que executam em suas profissões.
Ao final das palestras, que foram mediadas pela professora, pesquisadora e coordenadora de diversidade da FGV Direito, a Alessandra Benedito, foi realizada a abertura de uma roda de perguntas para as palestrantes e, logo em seguida, o evento foi encerrado.
Estiveram presentes neste evento a dirigente Elaine Kassa (STILASP e FITIASP), a Conceição (STILASP) e a Beatriz Cheffel (STIABVALE).
Fortaleça seu sindicato!