Na última semana, a FITIASP, o STIA de Sorocaba e o STIA de Boituva realizaram assembleias nas empresas JBS nas cidades de Sarapuí/SP e Itapetininga/SP. O objetivo foi discutir os acordos coletivos de trabalho com os trabalhadores dessas unidades, diante da recusa da empresa em negociar de forma adequada.
Os trabalhadores da unidade de Sarapuí/SP apresentaram diversas reivindicações durante a assembleia. Além do reajuste salarial, eles destacaram problemas graves relacionados às condições de trabalho. Muitos trabalhadores estão trabalhando em ambientes insalubres, expostos a agentes químicos sem a devida proteção individual (EPI), o que tem comprometido a saúde de muitos.
Outro ponto de insatisfação entre os trabalhadores de Sarapuí/SP é a exigência de que entrem na fábrica até meia hora antes do início da jornada de trabalho para tomarem banho. Esse tempo não é computado como hora de trabalho, gerando descontentamento.
Nas unidades de Itapetininga/SP e Sarapuí/SP.
Caso a empresa não se manifeste e não demonstre disposição para sentar à mesa de negociações e leve as reivindicações a sério, uma paralisação será inevitável.
A situação permanece crítica, e nós permaneceremos pressionando a JBS para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que as condições de trabalho sejam adequadas.
Fortaleça seu sindicato!